O marketing de conteúdo é uma estratégia que, atualmente, está trazendo os melhores resultados para qualquer tipo de negócio.
Antigamente, empresas e marcas utilizavam práticas de marketing que hoje chamamos de “outbound”, ou seja, a propaganda externa.
As pessoas eram obrigadas a assistir comerciais na televisão, anúncios no rádio e páginas de propaganda nas revistas e jornais, cartazes nas ruas, sem a opção de “pular anúncio”.
Conforme o tempo foi passando, os empresários foram entendendo que essas campanhas, apesar de fazerem vendas, não necessariamente atingiam o público ideal que eles precisavam.
Ou seja, gastavam milhares de reais em campanhas amplas, para todas as pessoas, aí dentro desse grupo maior apenas algumas dezenas se interessavam pelo assunto.
Partindo disso, começaram estudos com os públicos, e gradativamente as campanhas publicitárias foram se modificando e chegaram ao que hoje chamamos de marketing de conteúdo.
Como o próprio nome fala trata-se da prática de criação de conteúdo que ajude, seja relevante e traga benefícios para o público dentro de cada nicho de mercado.
Aqui estamos falando de informações que sejam capazes de levar as pessoas do ponto A para o ponto B, onde o ponto A é o estado atual e o B representa onde a pessoa quer chegar.
Claro que existe um roteiro que deve ser seguido para ter sucesso com essa estratégia, e você o verá aqui logo abaixo. Vamos lá?
Marketing de conteúdo – 5 passos seguros para aplicar essa estratégia
Como falei lá em cima, é preciso criar conteúdo para o público que está dentro do seu nicho de mercado.
Seja com artigos em blog, vídeos no Youtube, ou postagens nas redes sociais, é preciso ajudar as pessoas que têm interesse no seu produto/serviço.
Esse ajudar consiste em passar informações valiosas que sirvam de referência para que essas pessoas tenham ações que as levem até seu desejo.
Veja abaixo os passos para ter uma boa estratégia para criação de conteúdo.
Escolha do nicho de mercado
Nicho de mercado é um “pedaço” de público que está inserido dentro de um mercado maior.
Por exemplo, o mercado de beleza, possui vários nichos menores como cabelos, pele, maquiagem, unhas, etc.
Escolher um nicho de mercado que seja ativo é fundamental para o sucesso de qualquer negócio.
Não adianta saber fazer alguma coisa incrível se não houver interesse de pessoas por isso que você faz.
Então escolha algo que você goste, já saiba, ou tenha vontade de aprender para trabalhar.
Estudo da persona
Cada nicho de mercado possui um público definido, que se caracteriza pelos problemas e desejos que são assuntos relacionados ao nicho.
Por exemplo, no nicho de maquiagem, as mulheres querem usar esse recurso para ficarem mais bonitas, mais atraentes.
Quais seriam seus desejos?
Aprender se maquiar sozinha sem borrar, saber quais produtos trazem os melhores resultados, saber maquiar outras pessoas para ganhar dinheiro.
E quais são os principais “problemas/obstáculos”?
Não encontrar cursos com valor acessível, não ter dinheiro para comprar produtos mais caros, medo de errar no rosto de uma cliente e não se profissionalizar.
De posse das informações completas sobre as pessoas que compõem o seu público, você terá um roteiro seguro de assuntos que deverá abordar na sua produção de conteúdo.
Esse conhecimento vai muito além de saber gênero, idade, e geografia, é preciso conhecer as DORES, e SONHOS para se conectar e atrair os potenciais clientes.
Palavras chave
De posse das informações sobre o público, é preciso pesquisar para saber COMO essas pessoas buscam respostas na internet.
Por exemplo, ainda usando o nicho de maquiagem, uma pesquisa comum é: Como se maquiar sozinha.
Veja é uma pergunta simples, assim se você criar um artigo, ou vídeo falando sobre esse assunto, com certeza terá muitas pessoas interessadas em ler/assistir.
Para atrair esse público para o SEU produto/serviço é preciso abordar os temas usando as mesmas expressões que ele usa quando vai no Google pesquisar alguma coisa.
Seus artigos, vídeos, postagens precisam ter essas palavras chave, porque assim quando alguém pesquisar, você terá chance de aparecer para elas.
Linguagem persuasiva
Todo conteúdo que você produzir precisa ter uma finalidade, seja fazer uma venda, ou simplesmente criar uma lista de e-mails.
E para isso você precisa usar uma linguagem “especial” que chama copywriting, um conceito de marketing que significa usar alguns “códigos” e expressões específicos que se “comunicam” com a mente do público.
Essa comunicação é fundamental para o sucesso das campanhas de conteúdo, e é conhecida como “engajamento”, quando o público reage positivamente ao conteúdo que você disponibiliza.
Chamada para ação
A chamada para ação precisa estar presente em TODO seu conteúdo, pois o público precisa ser direcionado para uma ação específica.
As pessoas não sabem o que devem fazer depois de ler um artigo, ou assistir um vídeo, se não houver uma indicação direta da ação desejada.
Seja com botões, ou mesmo dentro do texto, é importantíssimo mostrar ao público o que você deseja que ele faça depois de consumir seu conteúdo.
Espero que esse artigo tenha te ajudado de alguma forma, que você tenha compreendido um pouquinho mais sobre marketing de conteúdo e ajude você a criar uma boa estratégia para atrair e fidelizar seu público e alavancar seu negócio.
Deixo abaixo um vídeo para complementar os seus estudos:
Um forte abraço, e até a próxima 🙂
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