Saber as diferenças entre público alvo x persona é fundamental para quem trabalha no departamento de marketing de vendas das empresas.
A expressão público alvo é muito comum quando falamos de campanhas de marketing, seja para vendas diretas, ou para captação de leads.
Mas, existe uma diferença sutil entre os dois conceitos, pois apesar do público alvo ser importante, quem realmente traz resultado palpável para o negócio, é a persona.
O que é público alvo?
Podemos definir como público alvo todo o contingente de pessoas que têm interesse por um mesmo produto/serviço.
Aqui, falamos da porção grande de público, sem separar por categorias, nem considerar que cada pessoa tem um interesse próprio para consumir um determinado produto, ou serviço.
Por exemplo as pessoas que compram shampoo para cabelo.
Todas elas compram o mesmo “produto”, shampoo, mas cada uma tem uma necessidade diferente, como cabelos secos, lisos, e é por causa dessas necessidades “especiais” que novos produtos surgem no mercado.
Veja, as pessoas de necessidades “especiais” fazem parte do público alvo, mas não necessariamente podem ter desejo de consumir seu produto/serviço se ele não atender essa diferenciação que elas precisam.
Ou seja, você vende shampoo para cabelos oleosos apenas, mas anuncia para todas as pessoas que tem cabelo, percebe que somente uma parte desse público poderá mesmo se interessar pela sua oferta?
Dentro do estudo do público alvo é levado em conta o gênero, idade, localização geográfica, poder aquisitivo, profissão, nível de escolaridade e outros itens genéricos.
O que é persona?
Dentro do público alvo temos a “persona” que é uma idealização virtual do seu cliente ideal.
Ou seja, essa persona mostra EXATAMENTE como é a pessoa que tem toda chance de chegar e comprar seu produto/serviço logo de cara.
Ela está inserida dentro do público alvo, mas possui as necessidades “especiais” que somente o seu produto/serviço consegue atender.
Para descobrir QUEM É sua persona é preciso fazer uma série de perguntas que levam a caracterização do cliente perfeito para sua oferta.
Por exemplo, você vende shampoo de camomila que tem o poder de clarear os cabelos conforme a pessoa vai usando.
Seu público alvo é composto de pessoas com cabelos, de qualquer gênero, que querem apenas lavar os cabelos e deixar um cheiro bom.
Quem seria sua persona nesse caso?
Pessoas que desejam lavar os cabelos e obter um efeito clareador, sem precisar usar produtos químicos mais agressivos.
Qual seria o DESEJO principal dessa pessoa?
Clarear os cabelos de forma natural durante as lavagens.
Qual é o principal PROBLEMA dessa pessoa?
Não conseguir clarear os cabelos naturalmente, tendo que apelar para produtos químicos que danificam mais que clareiam.
A partir dessas perguntas você pode puxar outras perguntas que vão tornando a persona ainda mais definida e caracterizada.
Por exemplo, essas pessoas podem ter algum tipo de alergia, por isso não usam os produtos químicos de clareamento mais comuns.
Com o estudo da persona realizado você já poderá fazer campanhas de marketing mais assertivas utilizando o marketing de conteúdo.
Público Alvo x Persona – Quais os benefícios de fazer esse estudo?
Depois de todo esse trabalho para fazer o estudo da persona, você pode se perguntar:
Não dá na mesma, fazer propaganda apenas para o público alvo.
A resposta direta para essa pergunta é NÃO, a não ser que você seja dono de uma rede de hipermercados.
Veja abaixo algumas vantagens do estudo de persona bem realizado:
Gastos menores com propaganda
Quando você anuncia para um público menor e mais específico seus gastos com propaganda ficam menores, pois o raio de abrangência da campanha é menor.
Contando que as redes sociais cobram por “amostra” de anúncio, quanto mais sua propaganda for mostrada para quem realmente precisa do seu produto, mais chance você tem de fazer vendas.
Ao passo que mostrar o anúncio para um público maior, fará apenas aumentar o gasto, sem atingir pessoas que possam mesmo trazer retorno financeiro.
Comunicação mais direta
Conhecendo as dores e desejos da persona, você consegue criar conteúdo mais direcionado, e que realmente ajudará essas pessoas na sua busca.
É mais fácil se dirigir a um público específico do que para um monte de gente que pode nem estar interessada no assunto.
Maior engajamento
A partir do momento que você faz o estudo e diferencia o público alvo x persona, consegue uma resposta maior e melhor das pessoas.
Quando a persona realmente se conecta com o seu conteúdo, ela acaba “curtindo, comentando e compartilhando”, se tornando em um agente de campanha gratuito.
ROI mais alto
O ROI é o Retorno sobre o investimento, e ele fica muito maior quando você se direciona para o público certo que tem interesse em comprar sua oferta.
Apesar de parecer que está anunciando para um público menor, mas ele está composto de pessoas mais interessadas no que está vendendo, aumentando exponencialmente o volume de vendas.
Espero que esse artigo tenha te ajudado de alguma forma, que você tenha compreendido um pouquinho mais sobre público alvo x persona e que ajude você encontrar a persona do seu negócio, e com isso aumentar muito seus resultados.
Um forte abraço, e até a próxima 🙂
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