Como vender no WhatsApp e fidelizar clientes todos os dias !

É inegável que o whatssap mudou o cotidiano de comunicação mobile dos Brasileiros. O aplicativo democratizou a troca do envio de mensagens por usuários de operadoras diferentes, sem cobrar absolutamente NADA pelo serviço.

Não demorou muito, as empresas perceberam o grande potencial que o whatssap tem para facilitar a comunicação com seus clientes.

Mas é necessário ter cautela para saber oferecer seus produtos e serviços, sem  fazer spam ou parecer chato. E é por isso que separamos algumas dicas para você evitar ser bloqueado  e ainda por cima vender no whatsapp e fidelizar clientes todos os dias ! Preparado ? siga o roteiro abaixo:

1 – Peça autorização para se comunicar via WhatsApp

Antes de adicionar os contatos da sua lista de cadastro, ou sair por ai coletando números, é importante saber se o cliente (ou possível cliente) DESEJA se comunicar com você pelo aplicativo. Não existe nada mais chato do que receber uma mensagem de vendas, sem nunca ter passado seu número para pessoa/empresa. Então certifique-se, para que não haja esse tipo de problema.

2 – Organize seus contatos

Organização é tudo! Certo ?! no whatssap não é diferente. Nós sabemos que uma empresa não vive somente de clientes, também existe uma lista de fornecedores, funcionários, colaboradores e etc .. então para não ficar perdido, nem ter que verificar toda hora a foto do contato para saber com qual “Maria” você está conversando, uma boa dica é utilizar uma sigla antes do nome. Por exemplo:

Fornecedor – Maria do Carmo

Cliente – Maria do Carmo

Equipe – Maria do Carmo

Assim  sua comunicação fica mais rápida e pratica!

3 – Não automatize tudo

É muito comum o usuário ignorar ou simplesmente apagar uma mensagem quando ele percebe a automatização. Por isso, muitas vezes é mais eficiente tirar um dia da semana, ou uma quinzena para enviar mensagens individuais.

Essa tática funciona muito quando a o profissional deseja fazer uma promoção. Ao invés de criar uma foto do anuncio e sair espalhando por ai no whatssap, que tal selecionar os clientes que tenham interesse naquele produto/serviço e iniciar a conversa de uma forma individual, e só depois de obter uma resposta enviar a imagem do anuncio.

Essa dica costuma ter uma melhor conversão e te ajudar muito e vender no whatsapp!

4 – Utilize o áudio nos fechamentos

Se o processo de venda já foi iniciado e você está na fase de fechamento, uma boa tática é responder as dúvidas do cliente por áudio.

Além de ser uma atitude proativa, o tom de voz tem o poder de passar mais segurança do outro lado da tela.

Além de “humanizar” o processo de vendas online, o cliente cria ciência de que está realmente conversando com outra pessoa e não com um robô, ou alguém que simplesmente copia e cola respostas automáticas.

5 –  Envie uma mensagem pós venda

É muito importante, alguns dias após a realização da venda  você enviar uma mensagem ao cliente perguntando se ele ficou satisfeito com o produto/serviço adquirido.

Isso demonstra que você não está preocupado apenas com a venda, mas também com a qualidade daquilo que oferece.

Fora que, se realmente houve algum problema na hora da transação, existe tem a oportunidade de solucionar e assim garantir que esse cliente volte a realizar futuras compras.

6 – Saiba quando utilizar os grupos e quando NÃO utilizar ▶ Fique Atento 

 

Essa é uma das MAIORES duvidas de quem tem a intenção de vender no Whatsapp e fidelizar clientes. Criar ou não um grupo de vendas ?

DEPENDE

Você precisa entender que o conceito de grupo está ligado a COMUNIDADE. Se o seu negócio trás um conceito de comunidade entre seus clientes, criar um grupo com pessoas que JÁ COMPRAM DE VOCÊ pode ser uma boa ideia. Não entendeu ? eu te explico.

QUANDO O GRUPO É NECESSÁRIO

Vamos supor que você seja um profissional de educação física, e dê aulas de dança em um estúdio ou academia.

O seu negócio cria um laço entre pessoas,  pois os alunos que frequentam as aulas se veem, logo geram amizades e as aulas em si, não se tornam apenas uma venda, mas uma espécie de comunidade.

Nesse caso é interessante criar um grupo de whatssap. Pois assim um incentiva o outro a frequentar as aulas. Também é possível reproduzir dicas de passos de danças, e dessa forma aumentar cada vez mais a retenção de alunos e expandir novos negócios, pois os amigos dessas pessoas criam curiosidade para saber porque elas interagem tanto com aquele grupo.

Importante: não esqueça de pedir autorização para adicionar as pessoas no grupo

QUANDO O GRUPO NÃO É NECESSÁRIO

Quando o seu negócio não liga seus clientes a esse conceito. Quer um exemplo ?

Você tem um restaurante self servisse.

Seu modelo de negócio faz com que as pessoas que frequentam seu estabelecimento (por maior que seja a frequência dos mesmos clientes) se relacionem entre si ?

Acredito que não! Certo ?! ninguém chega no restaurante e já vai passando de mesa em mesa pra sair falando com todo mundo, ou cria um “rodão” com as pessoas que eles não conhecem. Então, talvez a criação de grupos não seja a melhor tática de whatssap para você.

7 – Crie listas de transmissões

Existe um recurso muito interessante no whatssap chamado lista de transmissão. Na lista é possível selecionar até 256 contatos, que vão receber de forma automática suas mensagens (lembrando que, para conseguir receber as mensagens o contato precisa ter o SEU numero adicionado na celular dele, o aplicativo criou esse recurso para evitar spam)

Além disso, é possível criar diversas listas. Voltadas para os mais variantes tipos de clientes que você queira atingir

COMO CRIAR UMA LISTA ?

Vá até o painel do seu celular e clique no menu superior do lado direito

Clique na opção “nova transmissão”

Agora selecione no mínimo 3 contatos e no máximo 256 na lista

Escolha um nome para seu grupo e selecione a opção “criar”

Prontinho, sua lista de transmissão foi criada!

COMO UTILIZAR A LISTA COM CAUTELA ?

A regra numero um sempre será PEDIR AUTORIZAÇÃO ao seu contato para participar da lista. Se a pessoa não quiser, por favor, não insista, com o tempo ela pode te bloquear e assim você nem conseguirá enviar mensagens individuais para esse contato. Caso ela concorde agradeça e adicione.

Faça um planejamento de conteúdo. Tire um dia do mês, para selecionar que tipo de conteúdo você vai enviar para a lista. eles podem varias entre dicas relacionadas ao seu negócio, promoções, ou lançamento de produtos/serviços.

não seja chato. Não há necessidade de enviar mensagens TODOS os dias para vender no whatsapp. Você precisa ser visto, sim. Mas o uso diário pode vir a incomodar seu contato.

Comece enviando mensagens uma vez por semana . isso mostra para seu cliente que você existe e se preocupa com ele, fora que aumenta as possibilidades dele lembrar de VOCÊ e não da concorrência quando precisar.

Analise sua taxa de visualização. Um bom modo de saber se o conteúdo enviado pela lista está agradando, é analisar a taxa de visualização. O whatssap tem um recurso que te informa isso. É só selecionar com o dedo a mensagem enviada, no painel superior vai aparecer um i, com um circulo em volta.  Clique em cima e você verá os dados de quem recebeu e visualizou a mensagem enviada.

Responda – Jamais esqueça de responder aqueles clientes que interagem com o conteúdo enviado. Afinal, você utiliza a lista para expandir seu relacionamento com eles, correto ?!

Curso online ensina a alavancar vendas usando o WhatsApp

O whatsapp é a rede social mais democrática para alavancar vendas, simplesmente porque ela não cobra NADA pelos seus serviços. Além disso existem DIVERSAS FUNÇÕES escondidas no aplicativo, que são armas poderosas para alavancar suas vendas.

Por isso, investir em um BOM curso vai te ajudar a vender no whatsapp e fidelizar clientes todos os dias!

O Curso como vender pelo Whatsapp, do professor Isaac Martins. Além de ser especialista em WhatsApp Marketing, Isaac é especialista em vendas digitais e autor do livro A biblia do Televendas.

Com uma vasta experiência no universo do marketing digital, ele passa seu conhecimento em seu curso. Saiba mais Clicando na figura abaixo:

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