A psicologia das cores é um estudo que busca desvendar as características e propriedades das cores e analisar o compreender o comportamento do cérebro humano de reação a elas.
Todas as cores tem seu próprio significado e são capazes de criar um determinado impacto em nosso cérebro, influenciando o seu humor e te estimulando a tomar determinadas decisões.
Entenda a importância da Psicologia das Cores aplicada ao Marketing
Se as cores tem um papel psicológico tão forte em nosso dia a dia, imagina o impacto da psicologia das cores no Marketing da sua marca ?
Sim, isso é possível, e muitos estudos, mostram, inclusive que a utilização de determinadas cores podem nos proporcionar a sensação de bem estar dentro de um ambiente, nos provocar a vontade de saborear um determinado produto, clicar em um botão de compras e até mesmo nos familiarizarmos com determinadas marcar.
Por exemplo, quando vemos uma latinha vermelha em um comercial de tv não precisamos nem mesmo citar o nome do produto, certo ? O impacto da Psicologia das Cores na empresa coca cola foi tão bem elaborado, que já nos familiarizamos com o seu Branding.
Alias, aqui no Viver de Home Office tem um artigo super completo que te ensina passo a passo a construir uma marca pessoal de sucesso na internet, vale muito apena conferir
Mas nesse artigo nós vamos compreender melhor esse estudo e como utilizar a Psicologia das Cores no Marketing do seu Negócio Online
Compreenda onde você quer chegar:
Seja a construção da sua paleta ou uma campanha publicitaria de vendas, é importa saber onde você deseja chegar com a utilização da psicologia das cores.
Quando estamos falando de Marketing de Conteúdo é importante aprender a trabalhar essas técnicas para construir um ambiente agradável (como o seu Blog, Redes Sociais, Páginas de vídeos e etc) e seguro.
De modo que a psicologia das cores ajude a trabalhar no inconsciente da sua audiência a sensação de se sentir em casa, conectado com o seu conteúdo e despertar a sensação de uma marca segura, que ela confie em comprar e compartilhar com sua rede de amigos.
Trabalhe os conceitos de Branding:
▶ Identidade Visual
Aqui vale fazer um balanço dos seus gostosos pessoais, analise do seu público alvo e a imagem e sensações que sua marca deseja despertar. As cores ajudam muito no processo de comunicação e também na hora de atingir objetivos.
Tão importante como definir as cores da sua logomarca, é saber brincar com outras variações nas suas campanhas publicitarias (sejam elas voltadas para determinado produto ou uma causa especifica)
Um bom exemplo disso é lembrar de marcas que já são conhecidas por determinadas cores (Coca cola é associada ao vermelho, O Facebook ao azul, O itaú ao Laranja), mas de tempos em tempos eles fazem variações dessas cores em suas redes sociais dependendo da mensagem que querem passar ou dos sentimentos que querem despertar em seus seguidores e clientes.
A regra é não seguir 100% uma regra. Seja criativo!
▶ Diferenciação
Já percebeu que em todos os nichos de negócios existe uma massa que olha uma determinada marca como referencia e resolve replicar tudo igual ?
Não que exista algo de errado na inspiração, mas uma marca que nasceu para se destacar precisa trabalhar o conceito de diferenciação. Alias, no mundo dos negócios, onde tudo é tão competitivo, vale a pena fazer um estudo mais profundo do que a sua marca deseja despertar na mende dos seus clientes e promover uma paleta de cores que te destaque da concorrência.
▶ Gênero
Um estudo feito por Joe Hallock, mostra que existem preferencias de cores entre os sexos.
Claro que não existe uma regra de cores imposta a gêneros. E com as mudanças de percepções ao redor do mundo essas preferencias podem variar. Por isso é sempre importante fazer uma analise profunda do seu Público Alvo (definição geográfica, demográfica, comportamental e psicográfica ) e também da sua Persona (Dados mais específicos de grupos do seu publico).
Porém, estudos mostram que existem preferencias, e você pode conferir no gráfico abaixo:
Significado das Cores – Compreendendo na Pratica:
Investir tempo pensando nas cores que vão representar a paleta do seu negócio é um investimento que pode influenciar na hora de atrair e conquistar o seu publico e também em suas vendas.
Pensando nisso, vou deixar abaixo um estudo de compreensão das cores para te ajudar a encontrar a melhor paleta para sua marca. Confira:
Amarelo: Cor associada a alegria, otimismo e jovialidade. Estudos mostram que essa cor também estimula o apetite e incentiva chamadas para ação. Como por exemplo, uma TCA para clicar em um botão de compras.
Vermelho: Cor associada a vida, paixão, sexualidade, atenção e urgência. Tem seu uso em destaque de campanhas associadas ao poder, excitação e principalmente a promoções e liquidações.
Azul: Cor associada a calmaria, confiança e segurança. Muito utilizado em negócios ou campanhas de ambientes corporativos e também no seu oposto das empresas de viagens, pois transmite sensação de frescor.
Verde: Cor associada a riqueza, dinheiro, saúde, esperança e natureza. É muito utilizado para trazer a sensação de mais leveza e equilíbrio e naturalidade.
Rosa: Cor associada a paixão, romantismo, feminidade, inocência e doces. O rosa é muito associado a marcas de produtos infantis, como também em empresas de doces e guloseimas, tendo nesse caso o poder de estimular o nosso apetite.
Laranja: Cor associada a vibração, alegria, movimento, saúde. É muito aplicado em slogans ou campanhas onde as empresas querem passar energia.
Roxo: Cor associada a beleza, calmaria, ambiente zen. Tem uma presença muito marcante em marcas de produtos naturais e autoconhecimento.
Branco: Cor associada a paz, limpeza e neutralidade. Por ser considerado uma cor neutra é facilmente combinável com as outras cores.
Preto: Cor associada ao poder, luxo e presença. Assim como o branco é considerado cor neutra, tende a ter uma presença marcante e é facilmente combinável com as outras cores.
Use as cores a seu favor, sem medo de ousar. Por isso, é importante ficar atento para trabalhar diariamente a construção e fortalecimento da sua marca e o relacionamento com o seu publico, só assim é possível perceber, estudar e aplicar as mudanças que surgem ao longo do tempo.
Eu espero que você tenha gostado das dicas desse artigo e ter compreendido melhor esse estudo e como usar a psicologia das cores no marketing do seu negócio online
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