Escolher um nicho de mercado para o seu negocio online é a primeira etapa na construção do seu projeto na internet. Mas nem todas as pessoas conseguem encontrar o seu nicho logo de cara.
Por isso nesse artigo eu preparei um passo a passo especial para te ajudar a definir de uma vez por todas o seu nicho de mercado. Vamos lá ?
O que é um Nicho ?
Primeiro passo para construir o seu negocio online é compreender o que é um nicho. Nicho é um segmento, um grupo de pessoas que possuem os mesmos desejos, dores, sonhos e necessidades voltadas pra um determinado assunto.
Essas pessoas tem curiosidade e duvidas a respeito desse tema. E você (como produtor de conteúdo) é a pessoa que vai responder essas duvidas através da criação de conteúdo e indicação de produtos publicadas no seu blog, canal do youtube, redes sociais para sua audiência.
O nicho pode ser uma parcela de mercado muito grande, como também pode se dividir em subnichos. Por exemplo: existe o nicho de marketing digital, que cobre uma parcela grande, um grupo grande de pessoas, e dentro desse nicho nós encontramos subnichos como: Marca pessoal, Marketing digital para afiliados, Marketing digital para redes sociais e por ai em diante.
É muito importante conhecer esses conceitos. Pois assim o produtor de conteúdo consegue posicionar dentro de um mercado grande, mas se destacar direcionando a sua comunicação pra pequenos grupos específicos dentro desse mesmo segmento e assim conseguir destacar o seu projeto.
Mas afinal … Como escolher um nicho lucrativo para o seu negocio online ? Confira abaixo o passo a passo para defini-lo.
Como escolher um nicho de mercado para o seu negócio online:
Identifique suas vocações:
Quando nós estamos falando de construção de negocio online, voltado pro marketing de conteúdo, o ideal é fazer uma lista de assuntos que você domina e tenha paixão, que as pessoas te elogiam, que você tenha vontade de aprender constantemente.
É sempre importante lembrar que produzir conteúdo constantemente pra internet voltado pra um determinado assunto não é uma tarefa tão fácil assim. Produzir conteúdo com qualidade vai te custar energia e tempo.
Por isso, sem duvida vai ser mais simples se a escolha do seu nicho for voltada para um assunto que você já conhece ou possui habilidade. E isso também vai facilitar muito no processo de construção de autoridade com a sua audiência
Pesquise no Google:
Existem muitas formas de fazer uma pesquisa de mercado para descobrir se o nicho que você deseja atuar já possui um público, um segmento de mercado. Uma delas é através do planejador de palavras chaves do google.
Você vai acessar o Google e vai fazer uma pesquisa com as palavras chaves dos seus temas. O Google vai gerar pra você a quantidade de buscas por mês daquele assunto . O buscador também vai te apresentar uma lista de profissionais, perfis que já trabalham naquele segmento.
E você pode aproveitar esse recurso pra visitar esses perfis e observar como essas pessoas já trabalham naquele nicho, como o publico interage com aqueles conteúdos ( e até mesmo anotar o que você achou interessante naqueles projetos e o que pode ser feito no seu para se diferenciar )
Pesquise nas plataformas digitais:
Outra fonte de pesquisa muito valiosa são as plataformas digitais como a Hotmart, Edduz, Monetizze. Nesses sites é possível acessar um leque de infoprodutos já existentes dos mais diversos nichos.
Você pode acessar essas plataformas e realizar uma busca paras saber se existem produtos para o nicho que você deseja atuar. Além de te passar uma segurança (pois se existem infoprodutos você tem a possibilidade de se tornar um parceiro e indica-los para a sua audiencia, ou seja, seu projeto antes mesmo de começar já possui uma “prateleira de soluções” para o seu público.
Essa é uma excelente forma de saber se o seu nicho já possui um grupo, um segmento de mercado. Pois se já existem infoprodutos, é sinal que existem pessoas procurando comprar soluções voltadas para esse nicho, ou seja, ele já é lucrativo.
Eu espero que esse artigo tenha te ajudado, e você consiga escolher um nicho de mercado para o seu negocio online. Para saber mais sobre esse tema deixo um vídeo logo abaixo.
Um forte abraço, e até a próxima 😉
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