O que é Midiakit e porque é importante para seu negócio !

Midiakit é o conjunto de informações sobre seu negócio e produtos que vende com a finalidade de firmar parcerias e se apresentar de forma resumida.

Apesar de ser um elemento mais utilizado para agências de marketing, pode ser adaptado para qualquer tipo de profissional, desde que respeitados os devidos parâmetros do conteúdo.

Até mesmo para quem trabalha como afiliado é possível ter um midiakit que mostre aos possíveis parceiros, as conquistas e relevância dentro do mercado.

Por exemplo: Você pode ser um afiliado que tem bastante sucesso com anúncios pagos, e está procurando empreendedores que queiram investir nisso, contratando você como gerente dessas contas.

Aqui, é necessário montar um demonstrativo que contenha todas as informações relativas ao que já conseguiu de conversão com sua estratégia de anúncios.

Quantas vendas, quanto foi investido, o ROI obtido, número de pessoas que foram impactadas, e informações relevantes.

Quando mostrar esse documento, a pessoa interessada na parceria terá em mãos tudo que precisa saber para decidir por fechar o contrato, ou não.

A importância do midiakit para os influencers digitais

Atualmente, os profissionais que mais precisam ter um demonstrativo impecável de seus alcances são os influenciadores.

Isso porque eles dependem das parcerias para ganhar dinheiro, pois o “grosso” de seus ganhos vem da indicação de produtos em suas redes sociais.

Dessa forma, criar um demonstrativo que seja completo, bonito e esclarecedor é meio caminho andado para fechar uma parceria.

As agências de publicidade também precisam ter seu midiakit bem desenvolvido, pois é através das informações bem explicadas que conseguirão captar e fechar novos contratos.

7 passos para criar um midiakit diferenciado

Veja abaixo os passos principais para criar seu midiakit num piscar de olhos:

Colete as informações

É muito importante que você colete todas as informações relativas ao seu negócio, para expor dados corretos para os futuros parceiros.

Assim, se você tem blog, vá lá no Google Analytics e veja quantas visitas tem por mês, quais páginas são mais visitadas e esses dados relevantes.

Se tem canal no Youtube precisa colocar quantos inscritos possui, qual a média de visualizações dos vídeos, vídeos que viralizaram, quanto tempo tem o canal, etc.

Para ajudar é importante ir mantendo uma planilha onde esses dados são coletados mês a mês, ou utilizar as métricas que as próprias plataformas oferecem.

Seja honesto e transparente

Principalmente no caso de você ser influencer, é importantíssimo ser honesto com as informações.

Mentir em número de seguidores, ou nas suas habilidades poderá manchar sua reputação que foi árdua para conseguir.

Não infle resultados, não minta sobre suas expertises.

Prova social

Para quem quer fechar parcerias é bom mostrar que já tem pessoas trabalhando junto e quais são os resultados que elas obtiveram sendo suas parceiras.

Como essa é uma prática comum do mercado, você não terá dificuldades em pedir depoimentos de alguns clientes, porque assim você mostra que seus serviços/produtos são relevantes para os parceiros.

 

Dados setoriais

É importante colocar no seu midiakit qual seu nicho de mercado, e também fazer um perfil detalhado de quem é seu público.

Veja, se alguém quer colocar um anúncio no seu blog, é importante a pessoa saber quem são as pessoas que te visitam até para ter certeza que se trata do mesmo tipo de público que ela precisa.

Se você fez um estudo completo do avatar, é interessante incluir essa informação no demonstrativo, assim quem tiver interesse já sabe se as suas mídias serão relevantes, ou não.

Oferta de negócio

Dentro do seu documento será necessário colocar as opções de serviços/produtos que você pode oferecer e os valores de cada um.

Lembre-se, esse é um documento de apresentação comercial da sua empresa/serviços, então é necessário conter um campo contendo essas informações.

Aproveite para deixar uma porta aberta, dizendo que serviços diferenciados podem ser tratados de forma mais informal (e-mail, whatsapp, etc).

Layout impecável

Não adianta ter ótimas informações e o design do documento estar desorganizado e sem a marca do seu negócio.

Desenvolva um layout bonito, fácil de ler as informações, que contenha as cores e a logo do seu negócio, para que fique uma apresentação profissional.

Lembre-se que o design é a primeira coisa que as pessoas olham, então esse será o primeiro contato visual do seu possível parceiro com seu negócio.

Você pode utilizar o site Canva.com para desenvolver o seu midiakit, ou contratar um profissional designer para fazer isso.

Divulgação

Agora que seu documento está pronto é importante divulga-lo de forma assertiva.

O primeiro local para coloca-lo em PDF é no menu do seu blog, pois assim quem tiver interesse basta entrar ali e ter acesso ao documento.

Também pode colocar o link dele em seu perfil no Instagram, ou ainda fazer um vídeo curto e colocar o link na descrição do vídeo.

Esse documento não é para o seu público, mas sim para profissionais que tenham interesse em utilizar as suas mídias sociais para fazer anúncios, ou outras parcerias.

Desejo que esse artigo sobre Midiakit tire suas dúvidas e dê inspiração para criar o seu agora mesmo! Caso você queira conhecer técnicas mais avançadas sobre construção de marca, atração e retenção de seguidores, eu recomendo fortemente o Curso Potencialize Insta.

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Um abraço, e até a próxima!

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