Instagram: Conheça as funções do Instagram e como utilizar sua conta para melhores resultados!

Você já deve ter ouvido por ai que o Instagram é a rede social de maior crescimento e desenvolvimento na internet, correto ?! Pois bem, tenho certeza que você, sua marca ou marcas que você ama já fazem presença por lá.

Mas será que você conhece de letra TODAS as funções dessa plataforma ? Caso não conheça fique tranquilo!

Preparamos um artigo te explicando passo a passo, pra que você conheça as funções do Instagram e como utilizar sua conta para melhores resultados. Vamos lá ?

Funções do Instagram: 

 

Home: É o seu “feed de noticias”. É no home que você visualiza as postagens dos usuários que segue e também onde suas publicações vão aparecer para seus seguidores.


Explorar: Antigamente nessa opção apareciam as postagens mais curtidas e comentadas de TODO o instagram. Agora, com um novo algorítimo o aplicativo filtra os assuntos que você tem interesse, e sugere publicações de maior engajamento.

É no explorar que você pode consegue fazer pesquisas para encontrar usuários , publicações por hashtag e localização.
 
Postar foto/vídeo/reels/igtv: É o botão que permite que você envie fotos e vídeos para o seu perfil. Agora também é possível publicar no formato reels ou fazer uma previa do seus vídeos do canal IGTV.

Muitas pessoas não sabem, mas instagram também disponibiliza diversos filtros, para que você possa alterar a iluminação da sua foto na função postar.

Também é possível editar a imagem e assim fazer algumas alterações, uma espécie de “photoshop” rápido.

Marcar pessoas: Nessa opção é possível marcar seus amigos, clientes e colaboradores em uma publicação que você postou.

Localização: Ao publicar uma foto, é possível adicionar o local onde foi tirada. No caso de um estabelecimento, as pessoas que se interessarem podem encontra-lo com maior facilidade, já que ao clicar na localização você é direcionado para o google maps.


Mensagem direta: É como se fosse um “chat”, um local onde é possível enviar uma mensagem privada para um usuário. Assim, é possível responder uma dúvida ou solucionar problemas para algum cliente, só você e a pessoa em questão tem acesso a conversa.

Curtir: O coraçãozinho do instagram, representa quem gostou da publicação. Para curtir uma foto basta clicar duas vezes em cima da imagem.

Hashtag: São uma espécie de “palavra chave”, muito utilizadas para identificar um assunto. através delas é possível encontrar outros usuários que estão falando sobre a mesma coisa.

Seguindo: Gostaria de saber o quem as pessoas estão acompanhando no Instagram ? nessa opção você consegue visualizar essa lista.


Seguir: É como se fosse o “adicionar” no facebook. A grande diferença é que quando você segue uma pessoa (e passa a ter o direito de acompanhar suas publicações, mesmo dos perfis privados), não necessariamente essa pessoa te segue de volta.

Ou seja, você pode estar interessado no conteúdo daquele usuário, mas se o seu perfil não for o interesse dele, ele não vai te seguir de volta, e assim acompanhar suas publicações.

O que acaba tornando o instagram uma rede social bem democrática.

IGTV:

Canal de vídeos do Instagram. Foi criado com a intenção de ser um intermediario entre os stories e a plataforma youtube. Nele é possível publicar vídeos com conteúdos mais longos, porém com um ar mais intimista.

Geralmente quem acompanha os canais do IGTV são os usuários que preferem conteúdos mais completos, porem, ainda com o ar de “video vlog”.

Instagram Stories:

Inspirado no aplicativo snachat. No stories o usuario publicar videos curtos de 12s, que possuem duração de 24h.

É uma das funções favoritas de quem marca presença nessa rede social!

Uma das curiosidades sobre os stories é que somente o dono do perfil consegue ver quem acompanha as publicações feitas por lá.

Para alguns é como se o aplicativo entregasse suas visualizações. Para outros é uma vantagem de privacidade. Já que assim é possivel acompanhar os stories de varios perfis sem que outros usuarios tenham conhecimento dos conteudos que você está consumindo.

O stories também possui suas proprias funcionalidade. Vamos conhecer ? Confira abaixo:

Normal: Você pode postar uma foto/vídeo tirado na hora, ou carrega da sua galeria.

Ao vivo: É possível entrar ao vivo e fazer uma espécie de bate papo em tempo real com seus seguidores.

Boomerang: Nele é possível criar mini vídeos, como gifs animados. sua postagem fica mais descontraída.

Rewind: Nessa opção, ao criar um vídeos, ele roda de trás para frente. Como se fosse uma “fita rebobinando”, essa função faz muito sucesso.

Mãos livres: Você pode programar uma foto ou vídeo, posicionar sua câmera em algum lugar e dentro de segundos a câmera bate sozinha. Ou filmar os stories sem precisar precionar o botão.

Filtros: O stories disponibiliza alguns filtros com carinhas. Neles você se posiciona na foto e pode escolher sair com a carinha de um cachorrinho, coelhinho e etc, deixando sua publicação super divertida.

Instagram Para Empresas:

Se você possui uma marca e já utiliza o Instagram para divulgar e vender, atualizar sua pagina para o perfil comercial é muito importante.

Ele já caracteriza para os usuários que se trata de um perfil voltado para negócios, e é uma forma de utilizar sua conta para ter melhores resultados.

O Instagram comercial também possui funcionalidades especificas que vamos citar agora:
 
Botão de contato: Aparece na pagina principal do perfil, ao clicar nele o usuário já é direcionado para o telefone, email ou endereço da empresa. Facilitando assim a maneira do cliente te encontrar do outro lado da telinha.

Informações – É o local onde ficam as métricas que acompanham o desenvolvimento do seu perfil. Algumas delas são:

Impressões: Mostra a quantidade de novas visualizações que suas publicações receberam.

Alcance: É possível observar o numero de usuários que visualizaram essas publicações.

Visualizações: Mostra o TOTAL de visualizações do seu perfil

Seguidores:  você tem uma visão geral sobre QUEM são os seus seguidores. Desde o gênero (homem ou mulher), até mesmo a localização (cidade, estado e país) e os dias e horários que acessam a plataforma.

Fique atendo as mudanças na plataforma e também no comportamento do consumidor: Tão importante como conhecer as funções do instagram, é continuar atento as mudanças da plataforma.

É importante ficar atualizado sobre as fases e novidades dessa rede social e também observar como os usuários tem se comportado dentro dessa midia. Para que assim você consiga acompanhar as mudanças.

Bom, eu desejo que esse artigo sobre a Instagram tenha realmente te ajudando, que você tenha conhecido melhor a plataforma, suas funções e como utilizar sua conta para ter melhores resultados!

Caso você queira conhecer técnicas mais avançadas Marketing no Instagram, e aprender a fortalecer sua marca e vender nessa rede social, eu recomendo fortemente o Curso Potencialize Insta

Para conhecer o curso é só clicar na imagem abaixo:

Um abraço, e até a próxima!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *