O marketing de relacionamento é uma das estratégias que fazem parte do marketing de conteúdo e estão intimamente relacionadas.
O sucesso de qualquer tipo de negócio está diretamente ligado à quantidade de público pagante que ele possui.
Ou seja, os discursos de ajudar os clientes, criar um conteúdo excelente, são ótimos, mas no final o que paga mesmo os boletos são as vendas realizadas.
Essa pode ser uma constatação até dura, mas não tem como sobreviver com um negócio que não faz vendas, que não possui clientes efetivos pagantes, certo?
Você pode ser um ótimo afiliado, ter um blog sensacional com artigos incríveis, mas se tudo isso não fizer vendas, então seu negócio não vai decolar.
E é aqui que entram estratégias que levam em conta a única pessoa responsável pelo seu sucesso: o público.
É isso mesmo!
Sem público, sua loja virtual, seu blog, seu canal de vídeos, sua loja física, ficariam ali, às moscas, e isso não é interessante em momento nenhum.
O que é marketing de relacionamento
Como o próprio nome diz, trata-se de um conjunto de ações que a empresa realiza afim de fidelizar os clientes efetivos.
Aqui, eu chamo de clientes efetivos pessoas que já compraram, pelo menos uma vez, os produtos/serviços que você oferece.
As outras pessoas que ainda não compraram são seus futuros clientes, e também precisam receber atenção, para finalmente realizarem a compra.
Esse tipo de marketing está embutido no marketing de conteúdo, porque utiliza diretamente uma pesquisa muito importante: O estudo do avatar.
Se você tem um negócio, de qualquer tipo, e ainda não fez esse estudo, recomendo largar o que estiver fazendo e montar o avatar do seu público agora.
O avatar é uma personificação hipotética de quem é seu público ideal, ou seja, quais são as características da pessoa que compra seu produto/serviço sem pensar muito.
TUDO que envolve marketing tem que partir e ser direcionado para o público, ou não será efetivo.
Marketing de relacionamento – 5 passos para implantar essa estratégia
Veja abaixo, 5 passos práticos para ter uma boa política de relacionamento em seu negócio:
Estudo do público
Como falei aí em cima. O ponto básico do seu negócio é o estudo do público.
A partir do conhecimento de quem é seu público é que você começa desenvolver co0nteúdos que essas pessoas gostam e que ajudam.
É com o estudo do público que você sabe qual o melhor produto para oferecer, seja como afiliado, produtor, ou dono de e-commerce.
Sem saber quem são as pessoas que tem interesse no seu negócio, ficará sempre dando tiros no escuro, quando pode atirar sempre direto no centro do alvo.
Segmentação
Segmentar o público é a forma mais inteligente de tratar cada pessoa dentro das expectativas e necessidades que ela tem.
Dividir o público de acordo com suas particularidades ajudará tanto a manter listas de e-mails mais organizadas, como também a criar conteúdo que interessará para todos e para cada segmento.
É a partir desse conhecimento mais estreito do público que conseguirá produzir conteúdos que engajam mais e manter uma comunicação positiva com os clientes.
Diferencial para retorno
É importante oferecer um diferencial no seu produto/serviço. Algo que faça a pessoa se sentir compelida a voltar e comprar novamente de você.
Pode ser um brinde personalizado a cada compra, ou um cupom oferecendo desconto para quando ela comprar novamente.
Use sua imaginação para criar esse diferencial, mas sempre se baseie no conhecimento que tem do público para ter alguma coisa que seja mesmo diferente da sua concorrência.
Vale até fazer uma enquete com os clientes sobre o que seria um brinde legal, e oferecer algumas opções possíveis de oferecer.
Fidelização
Ter um diferencial para fazer as pessoas voltarem a comprar de você é importante, mas fidelizar quem já compra sempre é fundamental.
Aqui está a base do marketing de relacionamento, pois se o público consome sempre sua oferta, já está naquele ponto de indicar para outras pessoas.
A partir da fidelização você já conta com propaganda gratuita para seu negócio, que é na verdade a melhor, chamada de marketing de indicação.
Quando alguém indica um produto para um conhecido/amigo, é porque está muito satisfeito, tem confiança e aprova o produto/serviço sem ressalvas.
Comunicação
É importante que a comunicação tenha uma via de mão dupla, ou seja, os clientes também precisam ter acesso a você e seu negócio.
Criar maneiras práticas das pessoas se comunicarem é uma maneira de abrir um diálogo saudável com o público.
Mais importante que abrir o diálogo é sempre responder as perguntas e, principalmente, comentários que são feitos nas redes sociais, pois assim as pessoas se sentem acolhidas.
Não coloque um robô para fazer esse contato, é algo que deve ser feito de forma humana, para responder perguntas e tirar possíveis dúvidas.
Desejo que esse artigo sobre marketing de relacionamento ajude a desenvolver uma boa estratégia de comunicação com seu público/clientes.
Um forte abraço e até a próxima!
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