Você já pensou em si vender como uma marca ? Segundo Tom Peters, Personal Branding se trata de pessoas que comercializam a si mesmas e suas carreiras enquanto marcas.
Em tempos onde só se fala em Autoridades Online e Influenciadores Digitais (que incluem, blogueiros, youtubers, cursos online, mercado de afiliados … )
Aprender a estruturar, gerir sua marca ( nome, imagem, logotipos, missão, linguagem, canais sociais e etc … ) são fatores que irão influenciar a forma como você será visto pela sua audiência e também são capazes de fazer você se destacar no meio da multidão.
Como elaborar seu Personal Branding e construir uma marca pessoal de sucesso na internet NA PRATICA:
Gerir e contruir uma marca pessoal de sucesso na internet passa por duas etapas: Branding Pessoal e Marketing Pessoal Entenda melhor:
▶ Personal Branding é promover o seu nome como se fosse uma marca! Para isso entende-se transmitir a missão do seu negócio através dos valores, emoções e até o vocabulário. Imprimindo a sua personalidade em sua marca
▶ Fazer Marketing Pessoal, é divulgar publicamente o seu trabalho. Para isso entende-se a estrutura e as ferramentas que serão utilizadas para promover e vender essa marca para o mercado consumidor.
Aplicando os conceitos:
Branding Pessoal
– Escolha um Nicho
Nicho é o assunto, o tema que será a base principal do seu projeto. Por exemplo: Marketing Digital, Culinária, Maquiagem, Futebol e etc …
Escolher um nicho é o primeiro passo para construir um negocio. Como estamos falando de construir uma MARCA PESSOAL é de extrema importância que o seu nicho envolva um assunto que você gosta, que você tenha paixão!
Faça uma lista de 5 assuntos que você gosta, sabe ou tem vontade de continuar aprendendo constantemente. Quando chegar a hora de bater o martelo faça uma média entre o tema que você considera rentável e que ao mesmo tempo bate mais forte no seu coração!
– Pense em você como uma marca (valores, visão, missão e personalidade)
Você conhece a si mesmo ? Conheça seus valores, visão, sua personalidade e aplique esses conceitos como base da missão da sua empresa.
Para isso, faça um estudo aprofundado de si mesmo!
- Como foi a sua criação ? Até hoje você pensa e vive os valores que aprendeu com sua família ?
- Se sim: quais ?
- Se não .. o que mudou com o tempo ?
- Quais são suas opiniões sobre os assuntos que cercam sua vida, o mundo, a sociedade ?
Posicione-se! Se você deseja ser uma influencia para a sua audiência é importante que sua marca pessoal se associe a bandeiras, a causas sociais que defendam valores que você também possua! Uma marca forte imprimi um posicionamento forte também!
Marketing pessoal
– Pense em uma ESTRUTURA de negocio online!
A sua marca não deve se estruturar em apenas uma rede social, mas sim em uma estrutura de negocio completa! Que passa desde um site/blog a escolha dos canais sociais que são mais relevantes para o seu nicho!
– elabore uma identidade visual única
Ao iniciar o processo de criação da sua logo, das cores da sua marca, lembre-se que estamos falando de de Personal Branding! E nesse caso é de suma importância que você faça uma analise das suas cores favoritas e uma pesquisa sobre a mensagem de você deseja que a sua logo marca passe para as pessoas.
Também é importante ficar atendo a linguagem que você usara na sua comunicação. Seja nos textos ou vídeos. O tom que você utiliza para se comunicar com a sua audiência diz muito sobre você e sobre o seu publico! Para isso são necessárias que você se faça algumas perguntas:
- Você faz mais o estilo executivo(a) ou prefere uma linguagem mais informal … mais descontraída ?
- Nessa linguagem você incluiria trocadilhos, perolas ou alguma gíria que costuma utilizar em sua comunicação do dia a dia ?
- O seu publico possui qual faixa etária ?
Ao elaborar essa etapa é importante averiguar que toda identidade visual e comunicação esteja de acordo com a proposta de valores do seu negócio e consiga imprimir a sua personalidade. Afinal um Personal Branding representa uma marca se relacionando como pessoa e não apenas como empresa!
– Site/blog pessoal
Redes sociais são incríveis, mas você sabia que elas não são verdadeiramentes suas ? Elas são um pedacinho de terreno alugado na internet. Dai a importância de possuir uma base solida.
Ter um site/blog é ter um cartão de visitas virtual. Sua casa, seu endereço oficial no universo online. Um espaço para compartilhar conteúdos completos e ser encontrado nos mecanismos de buscas do google.
Lembre-se: uma marca forte precisa de uma estrutura forte!
– Invista no youtube
Você já deve estar cansado de ouvir por ai, que, se você deseja se inserir no mercado digital é importantíssimo ter um canal no youtube!
Além de ser o segundo maior buscador da internet (perdendo apenas para o google) Além de ser uma ferramenta 100% gratuita, o youtube é uma execelente oportunidade de divulgar a sua marca pessoal.
Para isso, é muito importante que você crie vídeos com dicas, soluções e suas ideias. Afinal quando alguém procura por um vídeo no YouTube, o objetivo, na maioria das vezes, não é comprar algo, mas sim encontrar uma solução para algum problema.
Portanto, utilize esse espaço para divulgar suas ideias! E de forma inteligente, entre os conteúdos falar também sobre seus outros canais sociais e promover os seus produtos.
Além do mais, as pessoas buscam e estão buscando cada vez mais conteúdos em vídeos! Pois eles geram uma conexão mais direta com as pessoas. Através deles é possível expressar além de ideias, nossas emoções e reações diante dos assuntos abordados.
Fora, que a plataforma possui um sistema de pagamentos baseado nos anúncios que são divulgados em intervalos de propaganda entre os conteúdos. O que significa que, a plataforma ainda te paga para utilizar a sua ferramenta.
Ou seja, você tem todos os motivos para inaugurar o seu canal agora mesmo!
Se você deseja construir uma marca pessoal de sucesso na internet é de suma importância que você marque presença no Instagram!
É uma das redes sociais que mais cresce atualmente e com um grande numero de usuários ativos. Além de ser uma plataforma de fácil utilização, o instagram investe fortemente em novos recursos que visam entreter e manter seus seguidores dentro de sua plataforma!
O que o torna a melhor mídia social para gerar RELACIONAMENTO com a sua audiência!
Por isso é muito importante que você enxergue essa plataforma como uma vitrine da sua marca pessoal!
É o local onde você pode e deve expressar suas ideias, compartilhar fotos e vídeos e fazer stories diarios dos bastidores da sua marca. Também pode compartilhar no feed suas conquistas e também seus perrengues.
Os seguidores dessa midia amam se relacionar com marcas que se posicionam como pessoas!
– Faça Parcerias
Você já ouviu a frase que diz “você é uma media das 5 pessoas com as quais mais convive e dos livros que lê! “
Sim! Essa filosofia é muito real e deve ser aplicada tanto na nossa vida pessoal como profissional.
Por isso, fique atento as grupos dos cursos que você adquire, aos eventos que frequenta e pessoas da sua rede de contatos virtual (seguidores, inscritos … ) que também produzem conteúdo para internet no mesmo nicho que você!
Eles podem se tornar seus parceiros e até mesmo sócios da sua marca.
É importante aprender a identificar as pessoas que estão a sua “volta”. Lembrando sempre que boas parcerias são feitas através de trocas verdadeiras, genuínas e justas.
Antes de se perguntar o que o seu colega de profissão pode te oferecer, reflita “ O que EU como pessoa e empresa posso colaborar na vida dessa pessoa ?”
Ao ponto que, ao longo dos anos você consiga construir ao seu torno uma rede pessoas, com valores e missões coerentes com as suas. Onde um consiga ajudar o outro! Lembre-se sempre, o seu caráter e o daqueles que você mantem a sua volta é mais importante que popularidade!
Eu espero que esse artigo tenha te ajudado de alguma forma e você consiga construir uma marca pessoal de sucesso na internet ! E nunca se esqueça : fortalecer a sua marca pessoal é uma construção diária.
Caso você queira conhecer técnicas mais avançadas sobre Negócios Digitais, e aprender a construir você mesmo o seu negocio online, eu recomendo fortemente o Curso Formula Negócio Online
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Um forte abraço e até a próxima : )
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