
Trabalhar para construir uma marca pessoal no YouTube tornou-se a alma dos negócios na era digital! Alinhar propósito, marca, imagem e comunicação são fatores decisivos para crescer e fortalecer o seu canal na plataforma.
Estamos falando do estudo profundo do propósito da sua mensagem no YouTube e de como você gostaria que seu canal fosse visto e lembrado pelas pessoas. Construir uma marca pessoal é um exercício diário, afinal, as pessoas, o mercado, você e o cenário estão em constante mudança. No entanto, existe um passo a passo para iniciar esse processo! Confira:
Nicho
Você já deve ter ouvido falar que um dos primeiros passos para construir um negócio de sucesso é determinar o seu nicho, certo? Definir um nicho é uma etapa fundamental na criação do seu canal no YouTube e na construção do seu branding pessoal. O nicho é a base do seu posicionamento de marca! Caso ainda não tenha definido o tema do seu canal, aqui vão algumas dicas:
- Enumere as áreas em que você é bom.
- Liste as coisas pelas quais as pessoas sempre o elogiam.
- Faça uma lista dos canais que você mais assiste no YouTube.
- Identifique habilidades que você ainda não possui, mas que gostaria de desenvolver.
Nome do canal
Após definir o seu nicho, é hora de escolher um nome para o seu canal. O nome do canal é um fator impactante para os visitantes dos seus conteúdos e funciona como o seu principal cartão de visitas. É por meio do nome que as pessoas irão encontrá-lo, e ele pode dizer muito sobre você e sua proposta.
Se você tem muitas dúvidas sobre o nome ou até mesmo em relação ao seu nicho, uma escolha assertiva é trabalhar sua marca pessoal utilizando o seu próprio nome. Nomes criativos e que remetam ao seu nicho também fazem muito sucesso no YouTube.
Descrição
Além de fazer parte da apresentação do seu canal, ficando logo abaixo da capa, a descrição fala muito sobre seus conteúdos e sobre você. As palavras-chave utilizadas na descrição também influenciam o SEO do YouTube, ajudando na recomendação dos seus vídeos. Por isso, é importante ser breve e criativo nesta etapa. Apresente, em poucas palavras, sobre o que se trata o seu canal.
Identidade visual …
Trabalhar para construir uma marca pessoal no YouTube tornou-se a alma dos negócios na era digital! Alinhar propósito, marca, imagem e comunicação são fatores decisivos para crescer e fortalecer o seu canal na plataforma.
Estamos falando do estudo profundo do propósito da sua mensagem no YouTube e de como você gostaria que seu canal fosse visto e lembrado pelas pessoas. Construir uma marca pessoal é um exercício diário, afinal, as pessoas, o mercado, você e o cenário estão em constante mudança. No entanto, existe um passo a passo para iniciar esse processo! Confira:
Nicho
Você já deve ter ouvido falar que um dos primeiros passos para construir um negócio de sucesso é determinar o seu nicho, certo? Definir um nicho é uma etapa fundamental na criação do seu canal no YouTube e na construção do seu branding pessoal. O nicho é a base do seu posicionamento de marca! Caso ainda não tenha definido o tema do seu canal, aqui vão algumas dicas:
- Enumere as áreas em que você é bom.
- Liste as coisas pelas quais as pessoas sempre o elogiam.
- Faça uma lista dos canais que você mais assiste no YouTube.
- Identifique habilidades que você ainda não possui, mas que gostaria de desenvolver.
Nome do canal
Após definir o seu nicho, é hora de escolher um nome para o seu canal. O nome do canal é um fator impactante para os visitantes dos seus conteúdos e funciona como o seu principal cartão de visitas. É por meio do nome que as pessoas irão encontrá-lo, e ele pode dizer muito sobre você e sua proposta.
Se você tem muitas dúvidas sobre o nome ou até mesmo em relação ao seu nicho, uma escolha assertiva é trabalhar sua marca pessoal utilizando o seu próprio nome. Nomes criativos e que remetam ao seu nicho também fazem muito sucesso no YouTube.
Descrição
Além de fazer parte da apresentação do seu canal, ficando logo abaixo da capa, a descrição fala muito sobre seus conteúdos e sobre você. As palavras-chave utilizadas na descrição também influenciam o SEO do YouTube, ajudando na recomendação dos seus vídeos. Por isso, é importante ser breve e criativo nesta etapa. Apresente, em poucas palavras, sobre o que se trata o seu canal.
Identidade visual
É importante ficar atento ao padrão de cores do seu canal. Se você já possui uma logomarca, pode ser interessante seguir esse padrão. Você também pode mudar esses elementos a cada seis meses ou uma vez ao ano.
Foto
Você pode brincar com a foto do perfil, trazendo elementos que representem o tema apresentado. Geralmente, perfis com a foto do próprio YouTuber costumam fazer mais sucesso. Mas, independentemente da sua escolha, é essencial utilizar uma imagem clara e com boa resolução.
Capa
A capa é um dos elementos de primeiro impacto quando alguém acessa o seu canal. Você pode aproveitar esse espaço para criar uma arte que fale um pouco sobre os temas abordados. Capas criativas, com chamadas para ação e com a foto do YouTuber, costumam ser as favoritas do público.
Capa dos vídeos
Já foi comprovado por pesquisas: as pessoas olham primeiro para a capa do vídeo e só depois para a descrição. Uma capa bem feita pode ajudar a aumentar os cliques e, consequentemente, divulgar melhor o seu canal. No YouTube, não há regras para a criatividade, e o criador deve se soltar e fazer do seu jeito.
No entanto, capas que utilizam a mesma fonte nas letras e que se harmonizam visualmente umas com as outras transmitem uma sensação de organização maior ao usuário. E todo mundo se sente melhor em ambientes organizados, certo? Então, não se esqueça dessa dica!
Cenário
Tão importante quanto ter artes bonitas e bem-feitas no seu canal é criar um ambiente organizado e agradável para gravar seus vídeos. Mas calma! Você não precisa de um estúdio de novela para criar um cenário legal para o seu canal. Se não puder comprar itens decorativos, use o que já tem (vale até customizar objetos).
Se isso não for possível, tente improvisar uma parede lisa (pode ser pintada de branco, de outra cor de sua preferência ou um fundo improvisado com TNT). Lembra que falamos acima sobre organização? Levar isso em consideração sempre será essencial!
Fique atento às mudanças de cenário e ao comportamento do consumidor
Tão importante quanto aprender a construir uma marca pessoal no YouTube é continuar atento às mudanças no comportamento do consumidor.
É essencial acompanhar as fases e novidades da sua marca pessoal, além de observar os desejos e comportamentos do público. Dessa forma, você conseguirá realizar as mudanças necessárias para se manter relevante.
Bom, espero que este artigo tenha realmente ajudado você a compreender como construir uma marca pessoal no YouTube e aplicar essas dicas de forma simples!
Caso queira conhecer técnicas mais avançadas sobre construção, popularização e monetização no YouTube, recomendo fortemente o curso Viver de YouTube.
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