Vendas pelo WhatsApp! Manual de etiqueta !

Em tempos de WhatsApp, algumas etiquetes parecem ter sido deixadas de lado, correto ?!

Tanto clientes como empresas não parecem ter limites quanto aos horários que uma mensagem deve ser enviada

Alguns não tem paciência e querem ser respondidos na mesma hora

Fora, os prints, que quando tirados de um determinado contexto podem prejudicar uma das partes e até mesmo acarretar uma disputa judicial.

Nós acreditamos que o real respeito deve ser unilateral , por isso separamos algumas regras de etiqueta para usar o whatsapp de forma profissional, e evitar maiores problemas na relação cliente/empresa. Siga as dicas abaixo!

1 – Evite utilizar fotos/status muito pessoais

O whatssap não permite que duas contas sejam ativas no aplicativo. Portanto, a não ser que você possua dois aparelhos, provavelmente esta usando o mesmo contato para uso profissional e pessoal.

 Então tenha cautela na hora de escolher a foto do perfil e o que escreve no status. Você pode sim, utilizar uma foto sua, mas evite cliques muito íntimos, como fotos em praias, piscinas, fazendo caretas, ou coisas do tipo.

Por mais que você seja um excelente profissional e sua empresa tenha boas recomendações no mercado, esse tipo de foto pode passar uma imagem negativa.

2 –  Determine no status um horário de atendimento

Uma boa dica para não ser incomodado em horários inapropriados, é já deixar no seu status o horário e dias de atendimento pelo aplicativo. 

Vale lembrar que, assim como não é agradável fazer ligações antes das 09:00 e após as 19:00h, evite responder ou chamar seus clientes nesses horários.

3 – Arquive as mensagens de transações de vendas

Isso é importante para assegurar tanto a empresa quanto o cliente. Arquivar as negociações auxilia para que as coisas que foram pré combinadas sejam cumpridas. Tanto no contrato, quanto na hora da entrega do produto/serviço.

4 – prefira solucionar grandes problemas por ligação ou pessoalmente

Assim como a dica acima pode te beneficiar, ela também pode te atrapalhar. Na hora de resolver um problema maior prefira ligar ou encontrar seu cliente pessoalmente.  Hoje em dia é muito comum consumidores que se sentem lesados de alguma maneira, tirarem prints e publicarem nas redes sociais, o que pode acabar prejudicando o profissional.  Portanto, tenha cautela!

5 – evite falar de forma coloquial

Jamais esqueça que o whatssap é da sua EMPRESA e não seu. Então, por mais que você esteja utilizando um aplicativo, evite tratar seus clientes com informalidade. Nada de iniciar uma conversa chamando quem está do outro lado da tela de “amor”, “florzinha”, “querida” ou utilizar abreviações como “d+”, “vlw” e etc …

Usando o bom senso e o respeito tudo acaba funcionando bem.

Espero que esse texto tenha te ajudado, um abraço e bons negócios!

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