Você já pensou em transformar a sua própria reputação em um negócio que gera vendas através da internet ?
Pois bem, essa forma de empreender online já existe fora do universo online a muitos anos e hoje é mais conhecido como Marketing de Influência!
Que nada mais é que a utilização da sua própria reputação para a criação de uma marca pessoal que consegue reunir uma rede de fãs, uma audiência que confia naquilo que ela “influencia” usa, testa e indica.
O marketing de influencia é uma tendência das redes sociais que chegou para ficar! Mas se engana quem pensa que para ser um influenciador digital são necessários milhares de seguidores e se associar a grandes marcas.
Cada vez mais crescem o numero de Microinfluenciadores digitais. Eles estão dominando a internet e é a mais nova forma de fazer negócios (seja você um Microinfluenciador se conectando com empresas, ou uma empresa se conectando com Microinfluenciadores digitais)
Mas afinal … O que é um Microinfluenciador Digital ?
O Microinfluenciador Digital é um produtor de conteúdo que possui menos de 10k seguidores. Porém, possui um publico fiel, pessoas que o acompanham diariamente em suas redes sociais e confiam em suas dicas.
E é através dessa confiança que ele consegue utilizar da sua própria influencia para engajar seus seguidores e indicar produtos ou serviços para o esse público.
Geralmente os Microinfluenciadores atuam dentro de subnichos do mercado digital, ou influenciam na cidade ou bairro onde vivem.
Mas mais do que explicar o que é um Microinfluenciador Digital é te mostrar que não é tão difícil assim iniciar nesse mercado. Abaixo separei algumas dicas para começar a colocar em pratica agora mesmo.
Dicas para se tornar um Microinfluenciador Digital:
Foque em um Subnicho:
Para trabalhar com marketing de influencia você já sabe deve ter ouvido falar que o primeiro passo é definir o seu nicho, um assunto central pra começar a produzir conteúdo pra internet, certo ?
Mas se você deseja se destacar, aproveitando o mercado dos Microinfluenciadores Digitais é importante subnichar o seu conteúdo.
Que seria observar o nicho que você atua é procurar micro assuntos pra abordar como temas centrais do seu conteúdo.
Por exemplo: Se você escolheu o nicho de maquiagem, uma boa oportunidade para ganhar destaque no seu segmento é subnichar seus conteúdos para o nicho de “Auto maquiagem”.
Produza Vídeos para o youtube:
É muito importante que o produtor de conteúdo tenha presença nas redes sociais (mas é essencial ter uma rede mãe) que é aquela plataforma onde você vai concentrar o seu conteúdo mais massivo.
Um dos grandes erros de quem tá iniciando no mercado de influencia, é focar todo o seu conteúdo apenas no instagram.
Porque realmente é muito mais fácil, criar publicações: você elabora uma boa foto, escreve uma legenda, coloca as hashtags e publicar. Aquela publicação realmente vai te gerar um determinado engajamento, e é totalmente possível rentabilizar o seu negócio através de parcerias utilizando apenas essa plataforma.
Mas o instagram ainda não é uma plataforma diretamente monetizada e também não possui a mesma estabilidade que o youtube.
O youtube é vai te ajudar a ser melhor encontrado nos mecanismos de busca através das palavras chaves do seu conteúdo.
Você consegue ver os seus vídeos crescendo o numero de visualizações ao longo do tempo. E ainda se beneficia com o sistema de pagamentos por anúncios ( que é o que vai te ajudar a construir sua carreira aqui na internet).
Então se você deseja construir uma carreira como Influenciador Digital, vale a pena começar o seu canal no youtube
Construa uma comunidade de fãs engajada
Se você anotou todas as dicas que eu te passei ate agora e começar a aplicar agora mesmo na construção da sua marca, você está no caminho certo pra atrair uma comunidade de fãs engajada com o seu conteúdo e com você.
É muito importante que nesse inicio você não fique muito preocupado com a sua quantidade de seguidores. Mas em construir uma boa reputação com a sua audiência.
O Microinfluenciador Digital que realmente consegue monetizar o seu negocio, é aquele que o publico consegue confiar de olhos fechados.
Então dê dicas relevantes, não esqueça de testar os produtos que você indica pros seus seguidores e aja sempre com transparência. Dessa forma você vai conseguir construir uma comunidade engajada com você.
Tenha um MidiaKit:
O Midiakit é um material onde o Influenciador tem a oportunidade de descrever sobre o seu trabalho e sobre ele.
Nele você vai reunir dados sobre a sua marca. Então é importante descrever quem você é, o que você faz e os seus canais sociais (site, blog, instagram, youtube e etc).
Também é importante relatar a quantidade de seguidores na sua rede de maior impacto e se você já possui experiência de parcerias com outras marcas.
O Midiakit é praticamente um currículo da sua carreira online. Inclusive tem um artigo aqui no blog onde eu te ensino o passo a passo para construir um. É só clicar aqui para conferir.
Esse material vai te ajudar a formar novas parcerias, facilita o seu processo de afiliação pra determinados produtos e também pode te beneficiar na construção da sua rede de network. Por isso, leve essa dica em consideração e construa o seu Midiakit.
Eu espero que esse artigo tenha te ajudado de alguma forma a compreender sobre o marketing de influencia, e que você consiga se inspirar para se tonar um Microinfluenciador Digital.
Para saber mais sobre esse tema, deixo um vídeo abaixo:
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